Segunda, 23 Maio 2016 12:00

Secti fortalece parcerias para a realização da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

I Feira de Ciências de Alagoas será principal ação da Secretaria

A Gerente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Adélia Félix, viajou a Brasília para participar de seminário com os coordenadores regionais da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) e fomentar parcerias para a realização do evento em Maceió.  A edição da SNCT deste ano acontece de 17 a 23 de outubro e tem como tema “Ciência Alimentando o Brasil”.O encontro aconteceu na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Para Adélia Félix, esse encontro foi uma oportunidade de trocar ideias, conhecer como os outros estados e municípios trabalham a SNCT e trazer para Alagoas as melhores experiências, com o objetivo de estruturar melhor a rede de divulgação da ciência e a criação de semanas estaduais e municipais de ciência e tecnologia, além de fortalecer a relação da Secretaria com o MCTIC.

“Com a ida ao seminário esse ano, conseguimos fortalecer o vínculo institucional entre a Secretaria e o Ministério, podendo contar com o apoio deles para a realização das ações. Um dos nosso objetivos é ampliar a semana de ciência e tecnologia no estado, com o desenvolvimento de ações durante o ano todo e não somente no mês de outubro. Para isso, o próximo passo é fomentar parcerias locais, visto que o tema Ciência Alimentando o Brasil é abrangente e engloba os mais diversos tipos de parceiros”, afirmou Adélia.

Como principal ação da SNCT, a Secti realizará a I Feira de Ciências de Alagoas (Experiment- AL), com o objetivo de promover a interação com diversas redes de ensino do estado, valorizando a formação científica de jovens nas escolas de educação básica, profissionalizante, graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento, estimulando o interesse de futuros cientistas e professores e proporcionando aos alunos uma maior aproximação com o universo da pesquisa. A Feira conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Seminário em Brasília

Foram dois dias de seminário onde cerca de vinte unidades federativas e o Distrito Federal tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre as edições passadas, buscando aumentar a qualidade da SNCT deste ano. Além disso, foi amplamente debatida a temática, que envolve o fomento a produção científica no País e as questões relacionadas a saúde e segurança alimentar.

Durante o encontro foi assinado um termo para incluir na pauta de debates da audiência pública com o novo Ministro, Gilberto Kassab, que abrange assuntos de interesse da área da ciência e tecnologia no Brasil. A audiência está marcada para acontecer na próxima terça-feira (24), no Senado Federal, e toda a comunidade interessada é convidada a participar.